quinta-feira, 9 de setembro de 2010

PLANO DE AULA II- GEOGRAFIA

ANALISE PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE AULA COM MATERIAL DIGITAL.

PLANO DE AULA

ESCOLA ESTADUAL JK DE OLIVEIRA
COMPONETE CURRICULAR: Geografia
NÍVEL DE ENSINO - 6º ano
PROFESSOR (a): Cleusa Ribeiro Rocha e Suely Aparecida da Silva Borba
TEMA: Geografia e Meio Ambiente
CONTEÚDOS: Preservação do Meio ambiente e Queimadas no Brasil
NUMERO DE AULAS – 03 Aulas de 50 min

OBJETIVO – Levar os alunos a entender a importância dos cuidados com as queimadas para a preservação do meio ambiente.

O que o aluno aprenderá com esta aula:
1. O aluno aprenderá sobre a importância do conhecimento geográfico, nas políticas de conservação e preservação do meio ambiente, vendo-se como ator neste processo, bem como proporcionar a interação dos alunos com as ferramentas tecnológicas tornando-os co-autores na construção de sua aprendizagem

ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA:

1ª aula
1º Passo
Música Terra Tombada – Xitãozinho e Xororó
Após ouvir a música fazer uma leitura contextualizada
2º- Passo
Professor (a) pedirá que os alunos relatem os conhecimentos prévios sobre queimadas no Brasil onde os mesmos serão perguntados o que sabem sobre as queimadas no Brasil e no Tocantins? Quais os efeitos das queimadas sobre o clima? O que estão vendo e ouvindo na mídia sobre as queimadas no Tocantins? E no Brasil? Qual o estado brasileiro que mais realiza queimadas no Brasil? Quais as doenças causadas pela poluição do ar? Em seguida para ilustrar um vídeo sobre queimadas.
2ª Aula
1º Passo
• A turma será levada ao laboratório de informática para que os grupos desenvolvam duas atividades, uma interativa através do recurso didático (Joguinhos) sobre preservação do meio ambiente o recurso didático (vídeo) também sobre a Preservação do meio ambiente.
2º passo
A professora fará alguns questionamentos como:
• Quais as cores das latas de lixo recicláveis?
• Em sua casa você faz a reciclagem?
• Na sua cidade tem reciclagem de lixo?
• Tem aterro sanitário?
• Sabe onde fica?
• A reciclagem do lixo contribui para a preservação do meio ambiente?

3ª Aula
1º Passo
Os alunos farão, juntamente com a professora, um pequeno passeio nos arredores da escola para observar e registrar com a câmara digital as condições ambientais atuais.
2º Passo
Ao retornarem à sala os alunos farão um relato escrito sobre o que viram e após a impressão das fotos organizarão um painel para exposição em sala de aula e posteriormente no pátio da escola.

RECURSOS COMPLEMENTARES:

• Uso do data show na sala de vídeo/aula
• Câmara digital para registro dos trabalhos
• Papel pardo ou cartolina
• Pincéis atômicos

Avaliação:
Antes de iniciar as atividades mostrar aos alunos os critérios em que serão avaliados, fazendo com que os estudantes compreendam o que se espera deles ao final da(s) aula(s).

Critérios:

Participação -
1- Contribuiu com idéias úteis,
2-participou da discussão e
3- contribuiu consideravelmente para o grupo.
Um líder esforçado.
1 -Geralmente participa das atividades práticas,
2- Não participa das discussões
3- Contribui de forma moderada com o grupo.
4- Algumas vezes participa das discussões, mas não propõe nada e sente dificuldades para trabalhar em grupo.
5- Não participa das discussões e não contribui para o grupo, é muito disperso.
Abordagem da temática
1-Abordagem inovadora apresentando resultados relevantes ao tema (além da proposta)
2- Abordagem inovadora, porém os resultados não surpreenderam (apenas o que foi proposto).
3 Abordagem simplista e os resultados não contemplaram o tema (não atingiu o objetivo)

Qualidade nos trabalhos Trabalho bem acabado e criativo. Trabalho bem acabado. Precisa melhorar o acabamento. O trabalho mal acabado, não conseguiu atingir o objetivo da proposta.
• Sitio a serem consultados:
• http://www.youtube.com/watch?v=dsFn9Ar6xkg
• http://www.youtube.com/watch?v=U0p8qQY-kY4&feature=related
• http://campeche.inf.furb.br/sisga/jogos/quizSisga.php


OBS- Este conteúdo também pode ser trabalhado no componente curricular de Ciências Naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário